segunda-feira, 17 de maio de 2010

Guerrilha Graden e a receitinha!




Pra quem não conhece trata-se de um movimento que já existe a bastante tempo,mas ultimamente tem se falado mais a seu respeito.
O movimento consiste em cultivar e tratar de espaços públicos plantando plantas, árvores etc. As pessoas muitas vezes marcam um horário (uma espécie de evento), onde todos saem às ruas para plantar, mas também vale escolher um jardim ou local perto de casa/trabalho para cultivar. Pessoas do mundo inteiro já aderiram e tornaram-se guerrilheiros voluntários.
Hoje em dia, existem diversas comunidades espalhadas pelos quatro cantos do mundo, mas que tem como finalidade o mesmo objetivo: deixar as cidades ainda mais verdes.
Geralmente o movimento acontece na calada da noite.

Além de muito interessante ,deve ser muito gostoso fazer parte
destes grupos né?

Descobrir uma técnica muito interessante que eles chamam de seed bombs (bombas de sementes) .
A técnica das seed bombs ou seed balls consiste em preparar uma mistura com sementes, composto orgânico e argila em pó. Acrescenta-se água à mistura e com a massa umidecida faz-se pequenas bolas com uns 2cm de diâmetro aproximadamente. Depois de deixar secar por 24 horas, as sementes estão protegidas dentro da argila e podem ser estocadas ou utilizadas de imediato. Com as bombas preparadas, basta espalhá-las pelo local desejado e o trabalho está terminado. À medida que for chovendo, a argila vai absorver água e as sementes vão germinar. A matéria orgânica necessária ao bom desenvolvimento inicial das novas mudas será fornecida pelo composto na mistura, assim como a própria argila irá fornecer minerais importantes à planta. A técnica é utilizada inclusive para reflorestamento de áreas com tendência à desertificação.



É uma técnica oriental antiga que foi resgatada por um agricultor japonês chamado Masanobu Fukuoka. Ele é  o pai da teoria da agricultura natural onde defende uma agricultura sem a interferência do homem, reproduzindo ao máximo as condições naturais. Não há preparo prévio do solo nem aplicação de fertilizantes e pesticidas. É dado um grande enfoque na diversidade de espécies, inclusive de ervas daninhas, para que haja um retorno de nutrientes ao solo. As idéias de Masanobu Fukuoka podem ser encontradas no livro The One-Straw Revolution .
                            (A Revolução de Uma Palha)

                 Segue uma receita para fazer suas seed balls:



• 1 parte de sementes (pode conter até 2 ou 3 espécies diferentes. Dê preferência a espécies que convivam bem juntas e que estejam adaptadas ao ambiente onde serão aplicadas)


• 3 partes de húmus de minhoca (ou outro adubo orgânico)


• 5 partes de argila marrom em pó


• 2 partes de água


• 1 colher de chá de pimenta chilli em pó (opcional, caso deseje incluir um repelente natural para afastar insetos e predadores)

Para preparar é só misturar bem todos os elementos secos e ir acrescentando a água aos poucos para fazer a massa. Em seguida modele as bolas e deixe secar por 1 dia. Depois é só sair distribuindo.
    Gostaram???Vamos abraçar essa causa? podemos começar por nossa casa,vizinhança....enfim...o planeta está carente!!!

10 comentários:

  1. Oi Adriana, eu tb gostei do seu blog. Obrigada por sua visita.

    ResponderExcluir
  2. Amei a ideia, Driks! Realmente deve ser sensacional fazer parte de um grupo desses! Eu não tenho jeito com plantas, mato todasnfelizmente!!!!!! Mas adoraria entender de jardinagem! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que movimento bonito!!!

    Adorei a receita das bolinhas verdes!

    Hahahaha...

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que máximo isso! Nem imaginava que existisse algo assim, amei a idéia! Muito linda essa iniciativa e adoraria aderir ao movimento.
    Um beijo carinhoso,
    Isa

    ResponderExcluir
  5. OLÁ QUERIDA,
    ADOREI A IDÉIA,ADORO PLANTAS E CULTIVO MUITAS,SE TEM UMA COISA QUE NÃO FIZ MAS NUNCA É TARDE É UM CURSO DE PAISAGISMO.BEIJOCAS

    ResponderExcluir
  6. DRI O RECADINHO EM NOME DE JOÃO FOI MEU VIU.

    ResponderExcluir
  7. Amiga querida tem um selinho pra vc no meu blog!!Obrigada pelas palavras sempre, te adoro!!Apareça lá tá?Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Que idéia bacana, eu adoro esses grupos mas nunca participo de nenhum,pelo motivo de que aqui na minha cidade não tem nada nesse sentido, daí vem aquele sentimento de que eu posso ser a primeira, mas me falta coragem!

    Bjss e bom final de semana.

    ResponderExcluir